sábado, 28 de janeiro de 2012

IR AO ENCONTRO DOS MOVIMENTOS E DAS NOVAS COMUNIDADES



IR AO ENCONTRO DOS MOVIMENTOS
E DAS NOVAS COMUNIDADES COM MUITO AMOR.
Papa Bento XVI – no discurso sobre os Movimentos
e Novas Comunidades no dia 17 de maio de 2008.

Os Movimentos Eclesiais e as Novas Comunidades são uma das novidades mais importantes suscitadas pelo Espírito Santo à Igreja pela atuação do Concílio Vaticano II.


Ao mesmo tempo, como não aperceber-se de que uma tal novidade ainda espera ser adequadamente compreendida à luz do desígnio de Deus e da Missão da Igreja nos cenários do nosso tempo.?


Foram superados não poucos preconceitos, resistências e tensões. Falta cumprir a importante tarefa de promover uma comunhão mais madura de todas as componentes eclesiais, para que todos os carismas, no respeito da sua especificidade, possam contribuir plena e livremente para a edificação do único Corpo de Cristo.
Ir ao encontro dos Movimentos e das Novas Comunidades com muito amor leva-nos a conhecer adequadamente a sua realidade, sem impressões superficiais ou juízos redutivos.Ajuda-nos também a compreender que os Movimentos Eclesiais e as Novas Comunidades não são um problema ou um risco a mais, que se junta às nossas já pesadas incumbências. Dificuldades ou incompreensões sobre questões particulares não autorizam ao fechamento.
A nós, Pastores, é pedido que acompanhemos de perto, com solicitude paterna, de modo cordial e sábio, os Movimentos e as Novas Comunidades, para que possam generosamente pôr a serviço da utilidade comum, de modo ordenado e fecundo, os numerosos dons de que são portadores e que aprendemos a conhecer e apreciar: o impulso missionário, os itinerários eficazes, a sensibilidade às necessidades dos pobres, a riqueza de vocações....
Consagrado e assistido pelo Espírito Santo de Deus, em Cristo, Cabeça da Igreja, o Bispo deverá examinar os carismas e prová-los, para reconhecer e valorizar o que é bom, verdadeiro e belo, o que contribui para o incremento da santidade dos indivíduos e das Comunidades. Quando forem necessárias as intervenções de correção, sejam também elas expressão de “muito amor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário